domingo, 9 de outubro de 2016

The Vintage Caravan em São Paulo (SESC Belenzinho, 8.10.2016)

(Imagem: Divulgação / Google)

Confesso que não tinha ouvido falar de The Vintage Caravan até os shows no Brasil serem divulgados e alguém me dar o toque. Quando me dispûs a pesquisar sobre a banda, fui direto em um vídeo que mostra um show deles na íntegra. Em pouco mais de uma hora eu estava completamente embriagada com o som e a fúria do trio de jovens islandeses que ousam trazer um som na linha classic rock consagrado por monstros como Led Zeppelin, Cream e Deep Purple. Ou, em uma nomenclatura mais moderninha, "Stoner Rock".

Talvez precisasse mesmo dessa empolgação pós-adolescente para assumir uma proposta tão simples e grandiosa de fazer bem o que se já se fez de melhor, de uma forma minimamente à altura. Pois os jovens de vinte e poucos anos surpreendem. Óskar Logi Ágústsson (vocais e guitarra), Alexander Örn Númason (baixo e backing vocals) e Stefán Ari Stefánsson (bateria) aceitam e cumprem com maturidade o desafio, em performances tão alucinantes quanto o progressivo pesado e bem arranjado que a banda apresenta.
(Pati Patah / Rock Brigade / Divulgação)


O show em São Paulo aconteceu durante a primeira passagem do The Vintage Caravan pelo Brasil, numa realização da Rock Brigade e Luartti. O SESC Belenzinho estava com sua capacidade esgotada: todos os ingressos haviam sido vendidos. "Aqui não entra mais nem o Papa!" - ouvi um comentário bem humorado da produção. Mais de 500 pessoas  compareceram para conferir o set list  que trouxe principalmente composições de seus álbuns "Voyage"(2012)   e "Arrival" (2015).


 O entrosamento da banda e a interação com a platéia cria uma comunicação rara. A presença de palco do trio, e a resposta eufórica do público foi algo especialmente notável , pontuando muitos momentos do setlist : "Craving" e "Babylon" abriram a noite, seguidas por "Shaken Beliefs", "Let Me Be" e "Innerverse". O SESC veio abaixo com "Crazy Horses" e "Cocaine Sally". Entre uma música e outra, Óskar saudava o público e fazia dedicatórias, continuando com "The King's Voyage", "Carousel" e "M.A.R.S.W.A.T.T". A parte final do show contou com "Last Day Of Light" e "Expand Your Mind",  encerrando com "Midnight Meditation" no encore.



Depois do espetáculo, os músicos desceram do palco e misturaram-se com os fãs para fotos e autógrafos. A turnê da banda pelo Brasil começou dia 29 de setembro em Porto Alegre, e passou ainda por Goiânia, Belo Horizonte e Curitiba antes de chegar a São Paulo, de onde decola pro Rio e despede-se do nosso país em Florianópolis.  Ainda dá tempo de seguir a caravana.

(Imagem: Google / Divulgação)



Nenhum comentário:

Postar um comentário