sábado, 20 de agosto de 2016

"The Last Stand ", novo álbum do Sabaton é mais um marco histórico do heavy metal!

Lançado no dia 19 de agosto de 2016 pela Nuclear Blast, o novo álbum conceitual da banda sueca Sabaton novamente nos leva a um passeio pela história mundial, narrando batalhas épicas e heróis lendários- muitas vezes anônimos- cujo legado mudou os rumos de sua época.



 "The Last Stand" é focado em episódios de resistência extrema e conflitos decisivos situados em diferentes momentos no tempo e espaço, onde a determinação e a fé muitas vezes foi mais poderosa que as armas, e a honra era mais valiosa do que a vitória.

No estilo entusiasmado e inspirador que é marca registrada da banda, com seus corais grandiosos e ritmo forte que coloca seus ouvintes prontos para bater cabeça ou marchar sobre as tropas inimigas, este novo trabalho não deve decepcionar os fãs de Sabaton - pelo contrário, é um "esquenta" e tanto para a turnê Latino americana anunciada para outubro e novembro de 2016.

Confira os capítulos históricos retratados em cada faixa!

1. "Sparta"



 A famosa batalha das Termópilas, que já rendeu até filmes de cinema, onde os 300 de Esparta, juntamente com seus aliados gregos derrotaram o aparentemente imbatível e gigantesco exército do Império Persa, num confronto que durou três dias.

Quer saber mais? CLIQUE AQUI para um excelente documentário em vídeo!

2. "Last Dying Breath"


Foto: Arhivska Fotografija

A música traz uma pegada "prog" para apresentar o major sérvio Dragutin Gravilovic, que liderou seus homens contra as topas Austro- Húngaras e Alemãs que invadiram Belgrado na ocasião da 1ª Guerra Mundial.Cercados e em grande desvantagem, o exército sérvio resistiu até o último homem. Antes do ataque final, quando sucumbiram em frente ao Café Jasenica, os soldados pegavam flores em uma floricultura próxima e as colocavam em suas armas e uniformes, pois sabiam que morreriam.

Para ouvir uma parte do heróico discurso do major ao liderar suas tropas à morte para a honra de Belgrado, CLIQUE AQUI!

3. "Blood of Bannockburn "

Pintura de Mark Churms


Um hard rock pesadão e muita gaita de fole para rememorar a Batalha de Bannockburn que trouxe um desfecho vitorioso às Guerras de Independência Escocesa. Cerca de 9.000 guerreiros da Escócia derrotaram as tropas inglesas que possuíam um contingente mais que duas vezes maior, porém desgraçadamente posicionados num pântano entre dois riachos...

Alguém que se amarrou no filme "Coração Valente" (embora seja inspirado em outra batalha escocesa, a de Stirling Bridge) fez um mix interessante com a música, que pode ser conferido CLICANDO AQUI !

4. "Diary of An Unknown Soldier"

Foto: Arquivo Nacional dos Estados Unidos


Com menos de um minuto de duração, a faixa é praticamente uma vinheta onde um soldado narra suas impressões sobre a Ofensiva Meuse-Argonne, parte do ataque final dos Aliados na frente ocidental da 1ª Guerra Mundial. A Ofensiva reuniu tropas Americanas e Francesas, e é lembrada como a mais sangrenta batalha da história do exército estadunidense, com o maior número de soldados mortos.

5. "The Lost Battalion"

Foto: Arquivo Nacional dos Estados Unidos


A história do cerco alemão às tropas norte americanas na floresta de Argonne. Apesar do nome pelo qual a lenda se criou, as tropas não eram um batalhão, e tinham perfeita consciência de sua localização. Acontece que, sem comunicação senão através de pombos-correio, uma coordenada imprecisa criou uma grande confusão, fazendo com que as tropas fossem bombardeadas por fogo amigo, deixassem de receber parte dos suprimentos e posteriormente, sofressem atraso em seu resgate. O dramático desfecho contabilizou centenas de mortos, incluindo 63 homens que desapareceram por completo, tendo caído prisioneiros, sendo despedaçados ou evadidos para as matas, vitimados pela demência.

Em 2001 foi lançado o filme "O Último Batalhão", baseado nesses fatos reais. Ele está disponível (por enquanto) NESTE LINK !

6. "Rorker's Drift"

Cena do filme "Zulu" de 1964


Momento pontual na guerra entre tropas da Inglaterra e exércitos de Zulus no continente africano, onde menos de duzentos homens ingleses enfrentam alguns milhares de Zulus pela defesa de um hospital de campanha em Rorker's Drift. Apesar dos africanos já terem afugentado várias frentes inglesas e suas armas de fogo lutando apenas com suas lanças e escudos, tiveram que recuar perante a heróica resistência dos ingleses de Rorker's Drift.

O filme "ZULU" de 1964 encena o ocorrido em mais de duas horas onde é possível encontrar vários erros hilários de cenografia e continuidade (guerreiros com relógios de pulso, aviões a jato passando...). Alguns fãs também fazem "mixes" das cenas desse filme com a música do Sabaton. Eu prefiro deixar o link para a obra completa AQUI. Infelizmente, só achei dublagem em espanhol...

7. "The Last Stand"

"O Saque de Roma de 1527", pintura de Johannes Lingelbach


Com uma música que remete ao metal oitentista , a letra fala sobre a heróica ação da Guarda Suíça durante o saqueamento de Roma em 1527, quando seus guardas enfrentaram as tropas leais à Dinastia de Habsburgos, mantendo-as afastadas até que o Papa Clemente conseguisse escapar.

8. "Hill 3234"
Foto: S.V. Rozhkov


 História de uma grande batalha entre 39 soldados paraquedistas soviéticos contra centenas de rebeldes Mujahidin do Afeganistão em 1987. Os soviéticos estavam cercados ao aterrizar no topo dessa colina sem nome que foi batizada com sua altura (3234 metros), mas lutaram bravamente até a exaustão, moribundos e quase sem munição, mantendo a montanha ocupada e a estrada livre até que todos os seu comboios tivessem descido a estrada. É uma das letras mais descritivas e literais do álbum.

SIM! Fizeram um filme a respeito. "O 9º Pelotão" de 2005, disponível completo e dublado NESTE LINK !


9. "Shiroyama"


No canto superior direito, vemos Saigõ Takamoto com uniforme vermelho e preto, liderando os samurais.(Dominio Público / Wikipedia)


Foi a batalha final da rebelião Satsuma, um levante de samurais. Após derrotas em várias outras batalhas, eles viram-se cercados no Monte Shiroyama. A proporção era de 60 inimigos para cada um dos cerca de 500 samurais, armados apenas com suas espadas e alguns mosquetes quase sem munição. Mesmo assim, conseguiram sustentar sua linha de defesa no combate corpo-a-corpo, devido às suas habilidades com as espadas. Os samurais lutaram até a morte, contra canhões e metralhadoras.

O filme "O Último Samurai" teve sua cena final inspirada na batalha do Shiroyama. CLIQUE AQUI para rever!

10. "Winged Hussards"

Um Hussardo Alado Polonês retratado pelo artista Mathias Zamecki


Para honrar a legendária cavalaria polonesa conhecida como "os hussardos alados", a banda preparou uma canção à altura. Discorrendo sobre a participação decisiva do regimento quando do socorro  à cidade de Viena, que em 1683 encontrava-se cercada pelos turcos otomanos, e já sem forças para resistir. A intervenção dos Hussardos virou o jogo e marcou com sua vitória o início do declínio do Império Otomano.

Esta batalha consagrou o 11 de Setembro como data histórica antes das Torres Gêmeas, e também ganhou um filme, muito cultuado pelos cristãos. O link para a obra parcamente legendada em português é ESTE AQUI.

11. "The Last Battle"

Entrada do Castelo de Itter (Imagem: Wikimedia)


Fechando o álbum, o Sabaton brinda seu público com a revisita à última e mais louca das batalhas européias da Segunda Guerra Mundial. Dias após o suicídio de Hitler, uma pequena tropa de norte americanos com três tanques tomou o Castelo de Itter, na Áustria, onde os nazistas mantinham  prisioneiros "figurões" europeus como políticos, militares e até esportistas. Além desta batalha ter sido travada quando a guerra já estava praticamente decidida, ela juntou Austríacos, desertores Alemães, Franceses e Norte americanos  para  combater as tropas nazistas, incluindo mulheres que lutaram bravamente contra a SS.

BONUS TRACKS

Como bônus, uma edição especial traz os covers de "Camouflage" (Stan Ridgway)  e "All Guns Blazing" do Judas Priest , com participação do próprio Rob Halford.

SABATON NO BRASIL EM 2016

Algumas datas já foram anunciadas! Nos veremos por lá!


Nenhum comentário:

Postar um comentário