terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Adolescência confusa

Olhando pra essa foto, eu costumava pensar que se o Timo Tolkki fosse uma garota, talvez eu me interessasse por ele.
A banda finlandesa Stratovarius, antes da invenção da chapinha.

Stratovarius é uma banda que eu sempre curti, e sempre esteve presente na minha vida. Nos primórdios da Internet, no tempo que foto digitalizada era raridade e webcam acho que nem existia (credo, eu sou desse tempo?), um cara estava me paquerando via BBS (*argh!*) e me mandou uma foto dizendo que era dele. Porcaria nenhuma: era o Kotipelto. Mas eu só soube disso da primeira vez que vi uma foto Stratovarius, na casa do amigo de uma amiga (*afe!*). Eu tinha, sei lá, uns 16, era gorda que nem uma porca prenha e tinha mais espinha na cara que "choquito", já imaginava mesmo que um loiraço daquele não poderia estar interessado em mim, mesmo sem ver minha fuça.

Uma coisa que vai com certeza me fazer soar retardada à leitura dos senhores, é que só recentemente eu descobri também, que nem todo mundo conhece Stratovarius. Come on, a banda existe desde meados dos anos 80. É tipo, sei lá, Chiclete com Banana. Você não precisa curtir aquela maravilha de banda pra saber que ela existe e espalha altas vibrações e energia positiva por onde passa. Eu achei que Stratovarius era meio assim, você não precisava conhecer para saber que era referência em heavy metal.

"-Não, esse é o Metallica!.."

Bom, whatever. A não ser que o leitor tenha chegado nesse blog muito totalmente por acaso, é bem provável que Stratovarius dispense apresentações, anyway. Banda finlandesa, fundada em 1984, é referência icônica (se é que esse termo existe, só botei aqui porque achei bonitinho) em Power Metal Melódico.  Aquele tipo de heavy metal cheio de firulas, que tem um efeito meio "Ilariê"  na gente. Eu amo.
No mais recente àlbum deles, Nemesis, tem uma faixa chamada "Fantasy", que é um delírio de viver. Sempre falo que aquela música é um antidepressivo em .mp3. É tão alto astral que ouvi dizer que até o pessoal que gravou o coro, quando viu a letra da música, teve um ataque de riso.

Sério. É um must. Vai mudar seu dia para melhor.

Só para dar também uma referência do que eu considero Stratovarius "popular" e "clássico" (ou, pelo menos, as musicas que eu achava que toooooooodo mundo conhecia), recomendo a faixa "Eternity". Na minha leiga opinião, não apenas uma das melhores músicas do Stratovarius, como de todo o gênero.

E não poderia deixar também de mencionar "Hunting High And Low". Essa música é outra que, aos meus ouvidos e coração, define o que eu espero de um power metal ao meu gosto, tipo hippie medieval no gelo, salvando a natureza e caminhando com seu grande amor rumo a um horizonte de esperanças. Assistam o vídeo, que eu selecionei especialmente com as legendas traduzidas em português, pra todo mundo poder curtir a verdadeira ousadia e alegria, num turbilhão de positivismo finlandês!

Nenhum comentário:

Postar um comentário